Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO - page 76

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
A Metodologia SENAI de Educação Profissional se es-
trutura, principalmente, a partir das concepções de
Vygotsky, Piaget, Ausubel ePerrenoud, considerandoos
seguintes princípios norteadores: mediação da apren-
dizagem; desenvolvimento de capacidades; interdis-
ciplinaridade; contextualização; ênfase no aprender a
aprender; proximidade entre omundo do trabalho e as
práticassociais; integraçãoentre teoriaeprática; incen-
tivoaopensamentocriativoeà inovação; aprendizagem
significativa; e avaliação da aprendizagem com função
diagnóstica, formativae somativa.
A premissa central de Vygotsky é que o homem constitui-se p
minada cultura. Dessa forma, o estudioso reconhece que a c
o docente e os alunos. Consequentemente, uma prática de e
na sala de aula, como o diálogo, a troca de informações e exp
grupal deuma ideia, como condiçõesnecessárias paraoproc
Vygotsky identificadois níveis de desenvolvimento: o nível de
primeiro relaciona-se com as capacidades já consolidadas no
ma. O segundo refere-seàquiloque o sujeito consegue realiza
A distância entre esses dois níveis denomina-se Zona deDes
não amadureceram,mas que estão presentes em estado em
ensinoeaprendizagem sãoamolapropulsoradaZonadeDes
os alunosmobiliza sucessivos processosdedesenvolvimento.
Outroponto fundamental destacadopeloautor équeopensa
vaeafetiva.Noprocessodeaprendizagem, nãoentraem jogo
do conhecimentoestá sempreatravessadapelaafetividadede
a construçãodeum climadebem-estar na saladeaula, que f
de constituiçãode sentidonoprocessoeducativo.
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