Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO - page 68

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Catenexplicaqueaestruturaçãodaorganização curri-
cular deve permitir que o aluno caminhe da formação
inicial à pós-graduação, validando experiências adqui-
ridas no mundo do trabalho e aproveitando estudos
realizados anteriormente. “Aorganizaçãodaeducação
profissional por áreas passa a ser o caminho que leva-
rá à constituição de competências gerais que permi-
tam a navegabilidade do profissional pelos diferentes
segmentos e também às condições para que possa
acompanhar e responder àsmudanças dos processos
produtivos”, diz.
Asáreasde trabalho,seuscontextoe interfaces,bemcomo
osdesafiosquesecolocamparaosprofissionaisquenelas
atuam, alimentama composiçãode currículoselaborados
apartirdaanálisedascompetênciasdescritasnoperfilpro-
fissional que são consideradas na estruturação curricular.
ParaoanalistadoSENAI/RS,aflexibilidadedaorganização
curricular se dá justamente nas possibilidades diversifica-
dasqueoperfil profissional oferece, poisascompetências
queo compõem, uma vez desdobradasem competências
básicas (fundamentos técnicos e científicos), específicas
(capacidades técnicas) e de gestão (capacidades organi-
zativas, metodológicas e sociais), de acordo com os pro-
cessosprodutivoseocontextode trabalho, permitemdife-
rentes arranjos, tendo em vista itinerários formativos que,
organizadosemmódulos,estarãocompondoo itineráriode
educaçãoprofissional daquelaárea.
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