Revista SESI-SENAI Educação - page 8

8
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Com duas escolas construídas, tendo um total demil alu-
nos, iniciou-se o desafio de fazer doRioGrande doNorte,
entãoopior distritoeducacional doPaís, segundoo Índice
deDesenvolvimentodaEducaçãoBásica (Ideb),um localde
construção de conhecimentos. Seismeses antes do início
dasaulas,osprofessoresreceberamuma formaçãodirecio-
nadaparaomodocomqueoensinoseria transmitidoaos
alunos. Aindahoje, osdocentescontinuamsecapacitando
ese reciclando,pormeiode reuniõesqueacontecem todas
assextas-feiras, como intuitodesemanterematualizados
diantedosprocessoseducacionaisatualmenteemvoga.
Nicolelisdizqueasescolas têmcomopontocentral deseu
métododeensinoo fatodeabolirashierarquias tãocomu-
menteobservadasem salasdeaulapeloBrasil. Ométodo
deensinoapostanoprotagonismodoalunoena trocade
experiênciasentreestudanteeprofessorparaconstruiruma
educação fundamentadaeque, segundoele, “uneapeda-
gogiadePauloFreirecomaousadiadeSantosDumont.”
Eleexplica, também, que cada criança, emumperíodode
trêsanos,passaporoficinase laboratóriosdeciênciae tec-
nologia, robótica, química, biologia, físicaeum laboratório
JOSÉ PAULO LACERDA
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,...76
Powered by FlippingBook