Revista SESI-SENAI Educação - page 7

ENTREVISTA
7
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Pobreza, desigualdadee... ciência
“Sem gente, não se faz ciência.” É dessa
formaqueNicolelisdefendeque iniciativas
sejam tomadasparaalavancar aprodução
de conhecimentos pelo País. Segundo ele,
opróprio IINN-ELS já realizaum importante
trabalhonaárea.
Diantedeumquadrodepobrezaeextrema
desigualdade social, o Instituto usou da
educaçãoedoensinocientíficoparamudar
a realidadedemoradoresdacidadedeMa-
caíba,periferiadacapitalpotiguar.Segundo
ocientista,o localnão foiescolhidoporaca-
so. Oobjetivodaaçãoeramostrar quenão
existem casos perdidos quando se trata
de oferecer educação de qualidade, tendo
como intuitoprincipal alterarumquadrode
realidadedesfavorável.
“Nossoobjetivoera tentar provar a tesede
que poderíamos ir para qualquer lugar do
País e trabalhar com os alunos que todos
os professores tinham classificado como
incorrigíveis. Essasituaçãoseverificavana
periferia deNatal/RN, e queríamos provar
que o projeto poderia funcionar lá, pois
assim demonstraríamos que poderia fun-
cionar em outras localidades, com índices
escolaresmaiselevados”,explica,dizendo,
ainda, que issoéoqueoscientistas fazem
paraprovaruma tese.
JOSÉ PAULO LACERDA
1,2,3,4,5,6 8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,...76
Powered by FlippingBook