Revista SESI-SENAI Educação - page 33

CAPA
Diante dessa realidade, o Sistema Indústria está
tentando, por meio do Conexão Mundo, ir ao am-
biente do jovem, falando a linguagem dele com
os instrumentos que ele usa. “Esse não é um pro-
grama tradicional de aprendizagem de inglês. Es-
tamos investindo antes de tudo na formação de
redes”, explica Sérgio Moreira, dizendo que, no
Conexão Mundo, jovens brasileiros e americanos
se conectam por uma rede horizontal, onde todos
são iguais.
Outra característica do programa é que ele não
substitui e nem se insere na grade curricular das
escolas, sendo algo a mais. Além disso, a aprendi-
zagem se dá de forma lúdica e fora do horário de
estudo, não concorrendo nem com o tempo da es-
cola, nem com o do lazer. “Ou seja, nós estamos,
comaeducação, invadindoo tempodaociosidade”,
afirma o diretor. Para começar o projeto, foi criada
uma rede, primeiramente no Facebook, que depois
se espalhou pelas redes sociais.
Hoje, oConexãoMundo focanos alunos do2º ou3º
anodoensinomédio.MasSérgioMoreira contaque
o Sistema Indústria está criando, desenvolvendo e
aperfeiçoando essa metodologia para também tra-
balhá-la com outras faixas etárias. “Ao final do ano
de 2013, fizemos uma experiência com os nossos
alunos da última série do ensino fundamental do
Estado do Amapá”, conta o diretor.
33
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
1...,23,24,25,26,27,28,29,30,31,32 34,35,36,37,38,39,40,41,42,43,...76
Powered by FlippingBook