Revista SESI-SENAI Educação - page 26

debates, da utilização de informações em gráficos, além
de promover atividades de movimentos, combinadas ao
ritmo de aprendizagem de cada aluno e às habilidades
específicas demonstradas. A especialista conta ainda
que um grande impacto na educação, e que provoca a
ampliação das redes neurais dos alunos, é a revolução
digital na mente humana. “A intervenção pedagógica é
capaz depromover processosdepensamento, fazer a re-
laçãoentreas informaçõese situá-lasemuma redemais
complexa de significação”, dizMarta.
Comaaprendizagem, oaluno temsuas redesdeconexões
transformadas, adquirindo novas habilidades cognitivas,
motoras e emocionais, como explica a professora Claudia
Nunes, mestre em Educação, em Tecnologias Educacio-
nais e em Neurociência Pedagógica. “O aprender biológi-
co é aquele aprender do desenvolvimento cerebral inato.
A escola émais um fator de aprendizagem, e é omundo
extragenético entrando nomundo genético emodificando
as conexões, aplasticidade. Apráticapedagógicadeve se
voltar aessa transformação,mudar essas conexões.”
BiancaAcampora,mestreemCogniçãoeLinguagem, cor-
robora esse pensamento, dizendo que, para que o pro-
cesso seja completo, a escola deve oferecer aos alunos
atividades diversificadas, como dança, teatro, atividades
físicas e artísticas. Tais atividades estimulam os dois he-
misférios cerebrais e ajudam a coordenar diferentes par-
tes do corpo, auxiliando na fala, na coordenaçãomotora
e, consequentemente, na aprendizagem.
As Neurociências, quando integradas à educação, segun-
do Bianca, possibilitam ao professor tornar-se ummedia-
dor do como ensinar com qualidade, através de recursos
26
REVISTA
SESI/SENAI
DEEDUCAÇÃO
I
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
1...,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25 27,28,29,30,31,32,33,34,35,36,...76
Powered by FlippingBook