Revista SESI-SENAI Educação - page 24

“Todos os indivíduos têm a possibilidade de aprender, em
maior oumenor grau. O importante é realizar observação e
investigaçãoprecocesdasestruturasqueenvolvemos fatores
daaprendizagem”, comenta. Elacitacomoalgunsdesses fa-
toresaatençãoou foco, amemória, que funcionacomouma
atividade executiva do cérebro, e a compreensão, ou seja, o
significadocontextualizadoda informação recebida.
SegundoMarta, mesmo que as Neurociências não sejam
a solução mágica para ensinar melhor, sua chegada às
escolas tem um grande valor. Para ela, quando os profes-
sores entram num grupo de estudos, dedicam-se a ler e
a refletir sobre sua prática, tomam contato com conhe-
cimentos científicos recentes e começam a questionar o
que aprenderam na faculdade, já passam a ensinar me-
lhor. Alémdisso, osdocentes ficammaisempolgados com
a profissão e são estimulados a experimentar novidades
na saladeaula.
Aespecialistadiz, ainda, queoutroefeitopositivodasNeu-
rociênciassobreo trabalhodocenteédeterminarque toda
criança é capaz de aprender. “Quando isso vira um fato
científico, oprofessormudaamaneirade lidar comosalu-
nos que possuem uma aprendizagem defasada”, explica,
enfatizandoqueagrandemudança começana cabeçado
professor.
A importânciadamemória
A formaçãodamemória éumdos principais focos dos es-
tudos das Neurociências. Ela ganhou fama na década de
1990, nos EstadosUnidos, tamanhaaprioridadedadaao
financiamento de pesquisas sobre o comportamento e as
característicasdo cérebrohumano.
24
REVISTA
SESI/SENAI
DEEDUCAÇÃO
I
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...76
Powered by FlippingBook