Revista SESI-SENAI Educação - page 22

Contudo, pormaisafastadaquepareçada realidadedemui-
tos, a ciência é cada vezmais presente, sendo esse um ca-
minho sem volta daqui para a frente. Ela está nos tablets e
smartphones, que semultiplicam de forma exponencial, ou
aindanamesade todos nós, através de alimentos cada vez
maissuplementadoseprocessados.Aciênciaestánamedici-
na, na indústriae tambémnaeducação.
Contemporaneamente,osmétodoseducacionaisvêmsofren-
do diversasmodificações que visam a dar ao estudante um
ensinomais fundamentado, quenão se contentaem formar
alunos,mas, sim, cidadãoscompletos.Essas inovaçõespelas
quaispassaouniversopedagógico fazemcomquemuitasou-
trasáreasdeconhecimentosejam transportadasparaaedu-
cação, tendocomoobjetivoauxiliarnapráticadeensino.
Nessa direção, as Neurociências ganham importante desta-
quenoauxíliodaspráticaseducacionaisatuais.Elasestudam
o cérebro, o sistema nervoso, sua estrutura, seu desenvolvi-
mento, funcionamento, suaevolução, a relaçãoentreo com-
portamentoeamentee tambémsuasalterações. Atualmen-
te, sãociências interdisciplinares, quecolaboramcomoutros
campos, comoquímica,antropologia, linguística,matemática,
medicina, filosofiaepsicologia; daí a importânciadasuacon-
tribuiçãoparaaeducação.
ParaaespecialistaemNeuropsicologia, LeonorGuerra, océ-
rebro sempre foi tido comoumdosórgãosmais importantes
docorpo. “Elesempre tevevalor, nóséquenãosabíamosex-
plicaroseu funcionamento”,diz,acrescentandoquesóapar-
tirdo iníciodoséculoXXéquesurgiramestudosmaisaprofun-
dadossobreocérebro,osneurônioseosneurotransmissores,
e o verdadeiro potencial do órgão passou a ser conhecido e
explorado.
22
REVISTA
SESI/SENAI
DEEDUCAÇÃO
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
1...,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21 23,24,25,26,27,28,29,30,31,32,...76
Powered by FlippingBook