Revista SESI-SENAI Educação - page 16

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
nhamos toda a evolução das ciências no
currículo, semprecontemplandoavisãoda
escala de 10
-9
, que é o primeiro conceito
queprecisaser trabalhado.”Odiretorexpli-
caaindaqueohomemconseguiuchegar a
essa escala graças à evolução da ciência,
damicroscopiaedamanufaturaeque, da-
qui paraa frente, elaestará cada vezmais
presente em nossas vidas, principalmente
atravésdeprodutos.
Paraosmaisnovos,oprimeiropassoéapren-
der os conceitos da nanociência, importan-
tes para que eles entendam os fenômenos
que acontecem no dia a dia e despertem o
interessepor esses estudos. O conteúdodo
Programa para o ensino fundamental está
distribuído nas aulas de ciências e procura
desenvolver os conceitos de forma prática,
chamandoaatençãodosalunosparaques-
tões científicas. “A estratégia é trabalhar o
conteúdoatravésdeexemplos.Explicarpara
a garotadaoporquêdea lagartixa ficar gru-
dadano tetoé importanteparaqueelesen-
tendam o fenômeno e tudo o que está as-
sociado ao processo. Assim, fica mais fácil
compreender os efeitos da ciência em sua
vida”, diz Terra. Alémdisso, comaestrutura
que foi montada pelo Programa, o entendi-
mento se torna aindamais fácil. “Quando o
professor for falar, porexemplo, daflorde ló-
tusedaquestãodahidrofobia, ele terá todo
umaparato tecnológicoquepermitiráexem-
plificaro fenômenoexistente”, completa.
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