Revista SESI-SENAI Educação - page 15

INOVAÇÃO
15
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
saltaque,seexistirumambientecomesse
aparato, permitindoque o aluno façades-
cobertas e vivencie experiências, aapren-
dizagem será muito mais valiosa. “Existe
umprovérbiooriental interessantequediz
que saber enão fazer aindanãoé saber.”
Nessa direção, a ideia do Programa de
Educação em Nanociência e Nanotecno-
logia do SESI/SENAI de São Paulo surgiu,
hádoisanos. Desdeentão, ele vemsendo
pensadoedesenvolvido, tendo começado
suas atividades no início de 2013. “Esse
projeto nasceu com a visão, compartilha-
da por todos os envolvidos, que prega a
necessidade de trabalharmos a ciência e
a tecnologia em todos os níveis da educa-
ção, incluindo os ensinos fundamental e
médio, enãoapenasaeducaçãoprofissio-
nal”, explicaTerra, lembrandoqueoproje-
to se inspirou em experiências de outros
países, atravésdeprospecções realizadas
pelo SENAI em feiras internacionais. “Vi-
mos experiências nos Estados Unidos, na
Alemanha, Suíça e França, e a partir daí
criamos anossaestratégia.”
Teoriaeprática
Ricardo Terra ressalta que o Programa de-
senvolvido pelo SESI/SENAI se inicia no
ensino fundamental e tem diferentes es-
tratégiasparacadaano. “Começamoscom
o nano esclarecimento e depois acompa-
EVERTON AMARO
JULIAMORAES
1...,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,...76
Powered by FlippingBook