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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

RECONHECIMENTO EXTERNO

Segundo o colombiano Fernando Vargas, especialista

em Formação Profissional do Centro Interamericano para

o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Pro-

fissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/

Cinterfor), não há praticamente nenhuma instituição de

formação profissional que não aplique a metodologia de

competências do trabalho. “Seja para identificar as de-

mandas de formação, seja para elaborar currículos e pro-

gramas, reconhecer e certificar competências ou desen-

volver processos de avaliação, o modelo de competências

está presente nas tendências contemporâneas de educa-

ção e formação”, afirma o especialista.

Para Vargas, atualmente é impensável que um desenho

curricular em uma instituição de formação de qualidade

não esteja apoiado em alguma metodologia de análise do

trabalho. O especialista afirma, ainda, que a Metodologia

SENAI de Educação Profissional é um claríssimo exemplo

da abordagem por competências e completa: “O avanço

do SENAI, nesse sentido, é reconhecido em toda a região

e é ummodelo do que significa ser líder na formação pro-

fissional”.

©PETER BOOTH/ISTOCKPHOTO