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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
RECONHECIMENTO EXTERNO
Segundo o colombiano Fernando Vargas, especialista
em Formação Profissional do Centro Interamericano para
o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Pro-
fissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/
Cinterfor), não há praticamente nenhuma instituição de
formação profissional que não aplique a metodologia de
competências do trabalho. “Seja para identificar as de-
mandas de formação, seja para elaborar currículos e pro-
gramas, reconhecer e certificar competências ou desen-
volver processos de avaliação, o modelo de competências
está presente nas tendências contemporâneas de educa-
ção e formação”, afirma o especialista.
Para Vargas, atualmente é impensável que um desenho
curricular em uma instituição de formação de qualidade
não esteja apoiado em alguma metodologia de análise do
trabalho. O especialista afirma, ainda, que a Metodologia
SENAI de Educação Profissional é um claríssimo exemplo
da abordagem por competências e completa: “O avanço
do SENAI, nesse sentido, é reconhecido em toda a região
e é ummodelo do que significa ser líder na formação pro-
fissional”.
©PETER BOOTH/ISTOCKPHOTO