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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
– COMPONENTES PRINCIPAIS
TE II:
O NA
AS
A UO
2.1:
gestão
colar,
o os
ivos, de
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uniões
ipando
o dos
e Escolar
anceira
2.2:
ão
ios
COMPONENTE III:
ESTRATÉGIAS PARA
GARANTIA DA
APROPRIAÇÃO DA MSEP
NA UNIDADE ESCOLAR
Componente 1:
conhecimento dos
perfis profissionais por
docentes e alunos
Componente 2:
infraestrutura
adequada aos cursos
Componente 3:
diálogo com gestores
e docentes sobre
práticas pedagógicas
relacionadas à MSEP
6,54
8,02
6,72
6,30
8,32
7,68
7,90
E
te 1:
ógico
te 2:
tura
te 3:
fissional
DESEMPENHO
Componente 1:
prática pedagógica
adequada
Componente 2:
docente egocêntrico
Componente 3:
impacto da MSEP sobre
a autonomia docente e
aprendizagem do aluno
Componente 4:
interdisciplinaridade
Componente 5:
aprendizagem inovadora
ENTES PRINCIPAIS
7,16
7,60
7,86
8,98
7,22
4,92
6,40
7,68
7,82
8,60
NTES PRINCIPAIS
5,52
5,52
COMPONENTE II:
DOCENTE EGOCÊNTRICO
Atuação pedagógica do docente
como autoritária na qual ele
se considera o detentor do saber
e o aluno está aí para ouvi-lo
e aprender sem crítica
variáveis, denominados engajamento e suporte”, exempli-
ficaMargarida. A professora diz, também, que, após a apli-
cação, os dados foram submetidos a análises estatísticas
que deram um panorama da apropriação da Metodologia
em todo o País. “Dessas análises foram gerados índices
para cada segmento, para cada Departamento Regional,
e um índice nacional”.
Todas as questões tratadas na pesquisa dependiam da
percepção de cada respondente, nos seus diversos seg-
mentos, sobre a prática efetiva da Metodologia SENAI de
Educação Profissional. “Para podermos transformar essa
percepção em indicadores consistentes, foi necessário re-
alizar diversas análises estatísticas. A principal foi a análi-
se fatorial, que agrupa os itens em fatores que represen-
tam a percepção”, explica Margarida, completando que,
assim, buscou-se organizar a percepção da apropriação
da Metodologia em grandes temas, relacionados a cada
segmento.
Segundo a pesquisadora, embora a pesquisa tenha re-
tratado os indicadores de cada segmento avaliado, para
a definição do índice nacional e de cada Departamento
Regional foram considerados os segmentos dos infográfi-
cos. “Essa análise permitiu, dessa forma, construir esses
indicadores e dar a eles uma forma compreensível do que
pode ser feito para assegurar a elevação dos índices”, afir-
ma Margarida, concluindo que a pesquisa foi muito rica
em informações. “Foram obtidos bons índices de apro-
priação, mas cada Departamento Regional precisa, ago-
ra, dissecar as informações e olhar esses dados na pers-
pectiva da sua realidade. Resta traçar planos emetas que
levem cada unidade à excelência na apropriação plena da
Metodologia SENAI de Educação Profissional”.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL