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7

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

– COMPONENTES PRINCIPAIS

TE II:

O NA

AS

A UO

2.1:

gestão

colar,

o os

ivos, de

nizando

uniões

ipando

o dos

e Escolar

anceira

2.2:

ão

ios

COMPONENTE III:

ESTRATÉGIAS PARA

GARANTIA DA

APROPRIAÇÃO DA MSEP

NA UNIDADE ESCOLAR

Componente 1:

conhecimento dos

perfis profissionais por

docentes e alunos

Componente 2:

infraestrutura

adequada aos cursos

Componente 3:

diálogo com gestores

e docentes sobre

práticas pedagógicas

relacionadas à MSEP

6,54

8,02

6,72

6,30

8,32

7,68

7,90

E

te 1:

ógico

te 2:

tura

te 3:

fissional

DESEMPENHO

Componente 1:

prática pedagógica

adequada

Componente 2:

docente egocêntrico

Componente 3:

impacto da MSEP sobre

a autonomia docente e

aprendizagem do aluno

Componente 4:

interdisciplinaridade

Componente 5:

aprendizagem inovadora

ENTES PRINCIPAIS

7,16

7,60

7,86

8,98

7,22

4,92

6,40

7,68

7,82

8,60

NTES PRINCIPAIS

5,52

5,52

COMPONENTE II:

DOCENTE EGOCÊNTRICO

Atuação pedagógica do docente

como autoritária na qual ele

se considera o detentor do saber

e o aluno está aí para ouvi-lo

e aprender sem crítica

variáveis, denominados engajamento e suporte”, exempli-

ficaMargarida. A professora diz, também, que, após a apli-

cação, os dados foram submetidos a análises estatísticas

que deram um panorama da apropriação da Metodologia

em todo o País. “Dessas análises foram gerados índices

para cada segmento, para cada Departamento Regional,

e um índice nacional”.

Todas as questões tratadas na pesquisa dependiam da

percepção de cada respondente, nos seus diversos seg-

mentos, sobre a prática efetiva da Metodologia SENAI de

Educação Profissional. “Para podermos transformar essa

percepção em indicadores consistentes, foi necessário re-

alizar diversas análises estatísticas. A principal foi a análi-

se fatorial, que agrupa os itens em fatores que represen-

tam a percepção”, explica Margarida, completando que,

assim, buscou-se organizar a percepção da apropriação

da Metodologia em grandes temas, relacionados a cada

segmento.

Segundo a pesquisadora, embora a pesquisa tenha re-

tratado os indicadores de cada segmento avaliado, para

a definição do índice nacional e de cada Departamento

Regional foram considerados os segmentos dos infográfi-

cos. “Essa análise permitiu, dessa forma, construir esses

indicadores e dar a eles uma forma compreensível do que

pode ser feito para assegurar a elevação dos índices”, afir-

ma Margarida, concluindo que a pesquisa foi muito rica

em informações. “Foram obtidos bons índices de apro-

priação, mas cada Departamento Regional precisa, ago-

ra, dissecar as informações e olhar esses dados na pers-

pectiva da sua realidade. Resta traçar planos emetas que

levem cada unidade à excelência na apropriação plena da

Metodologia SENAI de Educação Profissional”.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL