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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
a graduação emengenharia aWorldSkills contribuiu, já que
muitas das coisas que seriam aprendidas durante o curso
ele já havia aprendido durante a preparação para a com-
petição. Além disso, muitos projetos desenvolvidos foram
úteis para algumas matérias da graduação. A formação de
um competidor para as provas seria, na opinião de Mateus,
o ideal de um profissional, já que, para atuar na indústria,
são necessárias habilidades práticas e bem-estar físico e
psicológico.
Depois que participou da WorldSkills, Mateus foi, durante
umano, instrutor do SENAI e pôde passar umpouco de sua
experiência para outros jovens competidores. “As habilida-
des e os conhecimentos necessários para a execução das
provas só são adquiridos commuito treinamento, o que faz
do competidor da WorldSkills um profissional perfeitamen-
te preparado para as exigências das indústrias”, observa o
engenheiro, ressaltando que isso pode mudar a vida dos
estudantes, já que sua participação em competições o tor-
na referência de profissional e o coloca emdestaque diante
de ummercado extremamente competitivo.
Guilherme Douglas Rodrigues, de 22 anos, também com-
petiu pelo SENAI na WorldSkills, mas na competição re-
alizada em Leipzig, na Alemanha, em 2013. Na ocasião,
Guilherme, que é mineiro de Divinópolis, foi medalhista de
prata na ocupação Robótica Móvel. “Sou técnico em Ele-
troeletrônica pelo SENAI e hoje estou no terceiro período
de engenharia elétrica. Após retornar da WorldSkills, tornei-
-me instrutor de formação profissional no SENAI e percebi
o quanto é gratificante poder dividir, contribuir e repassar
um pouco da minha experiência e conhecimento, obtidos
durante todo esse período como aluno e competidor, aos
novos estudantes que ainda procuramuma profissão”, con-
ta Guilherme. Ele também realiza alguns trabalhos de ins-