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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Segundo Rejane Risuenho, coordenadora
do Programa, ter atitude empreendedora
é o equivalente a ter uma postura proativa
diante da vida. “Buscamos desenvolver com
o Programa a valorização do planejamento,
do estabelecimento de metas, da iniciativa
persistente, entre outras características que
vão fazer a diferença em qualquer ambiente
de trabalho”, afirma Rejane, explicando que
o SEBRAE atua no sentido de ampliar a visão
do aluno para que ele seja o protagonista da
sua própria vida.
A coordenadora do Programa lembra que,
hoje, está muito em voga a dicotomia entre
emprego e trabalho. “O emprego está su-
mindo, o que vai continuar para o resto de
nossas vidas é o trabalho. Isso é o que ensi-
namos a esses jovens”, ressalta. “Nós procu-
ramos orientá-los para o mundo do trabalho,
seja como empreendedores dentro de uma
indústria ou empresa, seja como proprietá-
rios de um negócio próprio”.
Quando o estudante aprende a planejar, es-
tabelecer metas, lidar com as dificuldades
a partir de uma perspectiva mais criativa
e otimista, ele se torna mais autossuficien-
te. “Isso tem um impacto muito positivo na
vida desse jovem”, avalia Rejane. Para ela, o
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