REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO OUTUBRO/14 - page 78-79

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SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Os competidores recebem uma forma-
ção empreendedora dentro dos currícu-
los educacionais doSENAI, que ampliam
as possibilidades de acesso aomercado
de trabalho não apenas através de con-
tratações, mas também de parcerias em
projetos. Éoqueesperao gerentenacio-
nal paraTecnologiae InovaçãodoSENAI,
JeffersonGomes, que acredita na forma-
ção de novas gerações de empreende-
dores e de jovens trabalhadores para as
empresas. “Esses alunos naturalmente
vão montar uma empresa ou vão traba-
lhar nas empresas demandantes. É um
processo.” Fábio Pires, especialista em
Desenvolvimento Industrial do SENAI, re-
força a expectativa. “Verificamos empre-
sas interessadasem talentos, quesãoos
alunos do SENAI que participam dos de-
safios. Outra possibilidade é a de esses
alunos se tornarem empresários para
serem parceiros das grandes empresas,
fornecendo soluções”, encerra.
Na sequência, duas novas salas se abriam.
Na primeira havia vários protótipos também
desenvolvidos pelos jovens. Um deles, cha-
mado Snack Robot, permite o acesso a áre-
as muito restritas, de difícil luminosidade,
como o motor de um carro ou a turbina de
um avião. O projeto usa a biomecânica, ou
seja, apropria-se das características de um
animal para amenizar problemas ergonômi-
cos eaumentar aprodutividade. Aoutra sala
era o laboratório aberto, local onde alunos e
profissionais do SENAI, de diferentes áreas
doconhecimento, tentaram resolverdesafios
propostos por grandes corporações brasilei-
ras. Em dois dias, eles trabalharam em gru-
pos, colheram informações e desenvolveram
ideias, em tempo real, com a prototipagem
virtual, emequipamentosdeponta.
FelipeMorgado, gerente executivodeEduca-
ção Profissional e Tecnológica do SENAI, diz
que, na prática, a instituição quer que o alu-
no tenhaparticipaçãodiretacom tecnologias
e métodos de ensino mais abrangentes e
que, assim, possaestarmaispreparadopara
omundo do trabalho. “Ao final da formação
do nosso aluno, o que a gente objetiva é co-
locá-loemcontatocomoempreendedorismo
ou com oportunidades em grandes corpora-
ções”, conclui.
MIGUEL ÂNGELO
TECNOL GIAE INOVAÇÃ
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