REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 65

CASODESUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
permitido o acompanhamento do proces-
so de melhoria da qualidade dos cursos
e das IES. Os resultados da avaliação têm
servido para o autoconhecimento das ins-
tituições, oportunizando a reflexão sobre
suas responsabilidades, dificuldades e
condições para superação. Nesse cenário,
a avaliação subsidia o planejamento das
IES a fim de melhorar a qualidade em to-
das as dimensões institucionais e educati-
vas,mobilizando os atores da comunidade
educacional para uma reflexão sobre os
significados e os valores da sua atuação
social. A meta é trabalhar pela consolida-
ção do Sinaes, uma política pública de Es-
tado que tem o empenho da gestão para
que a avaliação se efetive cada vez mais
na orientação da melhoria da formação
dos estudantes eparaqueo Inep tenha in-
dicadores confiáveis e válidos para aferir
aqualidade. Destacam-se, nesse contexto,
o processo de avaliação dos avaliadores,
que possibilita traçar o perfil de atuação e
a pertinência do ato avaliativo, a capacita-
ção continuadados avaliadores apartir de
documento orientador específico em cada
área avaliada e a formulação de novos in-
dicadores de qualidade para acompanhar
o desenvolvimento de egressos, a política
de internacionalização, a produção acadê-
mica e a inovação.
com o preenchimen-
ormaqualitativa,além
nceitoquantitativona
ignificaque cada indi-
ificado pela comissão
oexplícitasas razões
oiaplicado.Essaabor-
ém temsidoadotada
requisitos legais, não
ador informar sea IES
quisitos, esimdeque
cadaumdos requisi-
ções de cursos, cada
m relato global, além
ecada indicador, con-
nada anteriormente.
a de participação do
pliada, tanto no que
tucional quantoàava-
inovação tem propi-
são do instrumento,
do Inep comas IESe
ão qualitativa do pro-
diversidadedo siste-
ior.
ades na gestão do
mos anos, se tornou
genda da educação
iativo do Sinaes tem
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