REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 62

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Equaléoobjetivodessas ferramentas?
O objetivo é a indução da qualidade e
o reconhecimento das potencialidades
de desenvolvimento da IES a partir dos
processos de autoavaliação. A avaliação
também subsidia os atos regulatórios
emitidos pelo Ministério da Educação e,
a partir dos resultados, podem ser apli-
cadasmedidas de supervisão para acom-
panhamento da qualidade. Considerando
a dimensão do País, a instalação do Sis-
tema Nacional de Avaliação da Educação
Superior, a partir de 2004, foi fundamen-
tal, porqueépossível traçarumpanorama
da situação daqualidade das instituições
e dos cursos de graduação e da oferta da
formação nesse nível de ensino.
Quais são os desafios que essas
ferramentas ainda não conseguiram
atingir?
Os desafios são muitos. O primeiro é a
expansão da educação superior e a im-
portância de utilizar a avaliação para
orientar a qualidade, principalmente con-
siderando a extensão do nosso País e a
diversidade. Conforme dados do Censo
da EducaçãoSuperior, oBrasil conta com
32.049 cursosde graduação, 2.391 IESe
mais de7milhões de estudantes, tornan-
do complexo o processo avaliativo de to-
dos os estudantes, cursos e instituições
no período determin
ciclo avaliativo, con
Inep de 2013. Outro
nhamento da efetivi
tos utilizados na av
dez anos de implem
permanente revisão
avaliação de cursos,
em audiências públi
aComissãoNacional
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cional de Educação
doMEC e as IES co
ramento do Sinaes.
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de uma meta-avalia
consonânciadapolít
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Quando são divulga
Os resultados das a
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dos indicadores de
clo avaliativo são re
A divulgação se con
à sociedade, para f
IES. Uma caracterí
da avaliação é o fa
hoje, em nosso Paí
fazer a sua formaç
tenha qualidade.
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