REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 6

6
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Nessa direção, tem-se a metodologia do aprender fazen-
do, proporcionandoatividadesque integramnaturalmente
as competências exigidas pelomundo do trabalho, a cria-
tividade, a capacidade de resolver problemas e o saber
trabalhar em equipe. Para desenvolver essametodologia
em sala de aula, algumas instituições investem na robóti-
caeducacional, quepromoveoestudode conceitosmulti-
disciplinares, como ciências ematemática.
Há variações nomodo de aplicação e interação da robóti-
ca entre os alunos, mas, usando ferramentas adequadas
para a realização de projetos, é possível explorar alguns
aspectos de pesquisa, construção e automação, estimu-
lando a criatividade e a inteligência epromovendoa inter-
disciplinaridade.
ARedeSESI deEnsino, por exemplo, utilizaumprograma
específico de educação tecnológica, que trabalha com
LEGO para montagem de protótipos, além de material
didático específico por ano escolar (cadernos do aluno,
manual demontagens ema
de formação e acompanha
O Programa foi desenvolvido
de Apoio à Faculdade de Ed
de São Paulo (USP). Maurício
deCiênciaseprofessor daFa
quecoordenaa iniciativa, exp
grama sejauma ferramenta
deaula, permitindoaconstru
do entre o que se ensina e o
tornar aaprendizagemmais
“A iniciativa oferece atividad
construçãode soluções para
no cotidiano. Opróprio LEGO
truçãoe, aoagregar aquestã
contar com a possibilidade d
que émuitomotivador”, afir
dentro dessa perspectiva de
1,2,3,4,5 7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,...67
Powered by FlippingBook