REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 53

CASODESUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ
A gestora explica que, nas avaliações educacionais
em grande escala, a proficiência é uma medida que
representa um determinado traço latente, ou seja, a
aptidão de um estudante. “O conhecimento de um
aluno em determinado conteúdo é um traço latente
que pode ser medido através de instrumentos com-
postos por itens elaborados a partir de uma matriz
de referência. De modo geral, os resultados desses
testes são alocados em uma escala de proficiência
que varia de 0 a 1.000, obtida pormeio da TRI”, afir-
ma, ressaltando que, no caso da avaliação doSENAI,
para cada curso foi construída uma escala de profici-
ência diferente.
A Avaliação de Desempenho de Estudantes, utilizan-
do a TRI, prevê, então, a construção de série histó-
rica, visando a um diagnóstico do perfil de saída do
EDUCAÇÃ PROFISSIONAL
escala do governo
utiliza comometo-
ta do SENAI, Gleci-
cação Profissional
liaçõespraticadas
rganização para a
Programme for In-
s praticadas pelos
eDesempenho de
acidades. “Anossa
s, o grau de desen-
vistas no itinerário
asaodesempenho
ação Profissional”,
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55,56,57,58,59,60,61,62,63,...67
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