50
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Avaliaçãoextern
educaçãoprofissi
Emmoviment
Brasil, SENAI bu
daqualidaded
U
ma das formas de identificar as necessidades d
moramento educacional é através do processo
cionalmenteutilizadopelosprofessoresparaafe
seus alunos. Paralelamente às avaliações tradic
dimento também temganhadoespaço: asavalia
la, que têm objetivos e procedimentos diferenci
pelos professoresnas salasdeaula.
Nas últimas décadas, governos de todas as esferas passaram
dos das avaliações externas e a investirmais recursos nessem
com o objetivodemelhorar os investimentos e obtermelhores r
mento escolar.
Segundo a professora Girlene Ribeiro de Jesus, da Coordenado
Avaliação da Universidade de Brasília (UnB), desde a década de
usandoasavaliaçõesexternas como ferramentadegestãopúbli
maiores avaliações que temos são a Provinha Brasil, realizada
©
SHIRONOSOV/ISTOCKPHOTO