REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 12

12
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Aprendendocomdiversão
AsaulasLegopossibilitamaosalunosodesenvolvimen-
to de habilidades e competências cognitivas socioedu-
cativas para o decorrer da vida, despertando cada vez
mais o interesse dos envolvidos de se tornarem profis-
sionais competentes para atender à indústria, com ca-
pacidadede transformar a realidadeao seu redor.
Nesse sentido, uma das diretrizes seguida pelas es-
colas do SESI-MG é conscientizar os docentes sobre a
importância do encantamento e envolvimento de todos
no projeto. “Isso desde os pedagogos e professores ao
gerente”, diz Sabrina, que considera “amedida primor-
dial”. Segundoela, “o trabalho como Legoéumaexpe-
riênciaencantadora, estimulanteemuitodivertida”.
Sabrinacontaque, no início, haviagrande receiodospro-
fessoresemaplicaroprojetodoLegoemsaladeaula. “O
docente ficava commedo atémesmo de perder alguma
pecinha. Nós tivemos que trabalhar isso, esclarecendo
que omaterial estava ali para ser usado e, que a cada
ano, aspeçaseram repostas. Percebemosqueerapreci-
somostrar aosprofessoresa importânciadeelesconhe-
cerem o projeto com profundidade”, diz a analista. Para
isso, oDepartamentoRegional deMinasGerais realizou
umasériededinâmicasedecapacitaçõesparaseusdo-
centes.Nessecontexto, opapel dopedagogo tambémse
tornou importante, no sentidodeacompanhar osprofes-
sores. “Para oprofessor aplicar ametodologiadoapren-
der fazendoeutilizarasalaLego,eleprecisasecapacitar.
Dessemodo, terá condições de repassar seus conheci-
mentos aos alunos. E o papel do pedagogo é acompa-
nhar odocentenesseprocesso”, esclareceSabrina.
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,...67
Powered by FlippingBook