REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Março/15 - page 59

CASODESUCESSO
59
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ
atualmente”. A estudante lembrou ainda que este é
um tema que já tem suas rejeições e preconceitos,
por isso o objetivo também é que a criança possade-
senvolver uma opinião própria a esse respeito.
PARCERIAS
Nos estandes das equipes, durante a competição na-
cional, emBrasília, o que se pôde perceber é que, para
muitos, o futuro é agora. Basta ver o interesse de algu-
mas instituições em tirar essas ideias do papel. A Uni-
versidade Federal deGoiás (UFG), por exemplo, já está
fechando uma parceria com oSESI Canaã, deGoiânia/
GO. O que chamou a atenção da UFG é o projeto apre-
sentadopelaequipeSESICanaãRobots.O time fezuma
pesquisa sobre a discalculia – transtorno neurológico
crônicoqueafetaahabilidadedeumapessoaem com-
preender emanipular sinaismatemáticos.
O resultado foi acriaçãodoportal Avatar, quequer dizer
Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias Asso-
ciadas emRede. No Avatar, quem tem discalculia pode
acessar uma série de atividades educativas baseadas
em jogos. Tudodesenvolvidopelaequipedeacordocom
as fases do transtorno. Os estudantes também criaram
um jogo de tabuleiro, o Conte Comigo – um jeito diver-
tidodeaprender sobre cálculos e formas geométricas.
ParaaestudanteMariaEduardaCaetano,de13anos,
o projeto começou depois de conversas com psicólo-
gos e professores da escola. “Nós percebemos essa
dificuldade dos alunos e procuramos fazer algo pela
inclusão. Com atividades lúdicas, a matemática fica
mais fácil”, explica.
1...,49,50,51,52,53,54,55,56,57,58 60,61,62,63,64,65
Powered by FlippingBook