REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Março/15 - page 57

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SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ
A inclusão, por exemplo, foi o tema do projeto de pes-
quisa dos alunos do Colégio Liceu Franco-Brasileiro, do
Rio de Janeiro. A equipe FrancoDroid queria melhorar
o aprendizado das cores por crianças autistas, e con-
seguiu. Para isso, o time carioca criou o kit Cor e Ação,
comdiversas atividades que também estimulam o con-
tato visual, a coordenação motora, expressões faciais
e os sentidos. A criança precisa combinar as cores dos
objetoscomascoresapresentadasnos tabuleiros. Aes-
tudante Júlia Lago Ribeiro, de 15 anos, diz que faltam
essas ferramentas de ensino no mercado e por isso o
interesse da equipe. Segundo Júlia, omais importante
nesseprojetoé conseguir a inclusãodos autistas.
Cidadania política também é assunto para a sala de
aula. Pensando em como tornar o temamais atraen-
tepara os estudantes, a equipeDynasty, doSESI Pia-
tã, de Salvador/BA, desenvolveu um jogo de tabulei-
ro, o Cidadanópolis. A ferramenta pedagógica pode
ser utilizada por professores de história ou ética no
ensino fundamental II.
Camila Medeiro dos Santos, 16 anos, conta que a
equipe percebeu uma deficiência nesse tipo de ensi-
no e decidiu pesquisar sobre o tema. Para ela, a in-
tençãoéajudar oestudantea conhecer o cenáriopo-
lítico, desdeos cargos aos problemas. Assim, apartir
desse conhecimento, os alunos podem formar uma
opinião sobre o tema. “Temos o interesse em apren-
der e em ensinar, e foi a partir daí que procuramos
criar um jogoqueestimulasseas crianças aaprende-
rem sobre política – e que elas pudessem aprender
de uma formamuitomais divertida do que é ensinada
Pensandoemcidadaniaepolítica,
aequipeDynasty, doSESIPiatã, de
Salvador/BA, desenvolveuum jogode
tabuleiroparaoensino fundamental II
1...,47,48,49,50,51,52,53,54,55,56 58,59,60,61,62,63,64,65
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