REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Março/15 - page 50

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SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
dos a refletir acerca destes valores e buscar meios para
aplicá-losemseucotidiano”, afirmaapsicóloga, ressaltan-
doqueé importantequeo técnico responsávelpelaequipe
a ajude, montando estratégias para que os competidores
possamdesenvolver isso.
A avaliação do
Core Values
em sala acontece a partir da
aplicação de dinâmicas de grupo, desenvolvidas para au-
xiliar os juízes a observarem comportamentos coletivos, a
exemploda liderança, comunicação, respeitoe integração.
“Atravésdasdinâmicas, observamos seosalunos têmes-
ses valores introjetadosounão”, ressaltaLuciana, que co-
meçousuaparticipaçãonoTorneiocomo juízaem2013e,
naúltima temporada, foi convidadaacoordenarogrupode
juízesde
CoreValues
. “Como juíza-chefe, elaborei algumas
dinâmicas, capacitei ogrupode juízesem suaaplicaçãoe
análise, e o resultado foi muito bom. O desafio reside em
identificar atividades que não tragam explícitos os valores
abordados, porqueos participantes podematé fingir com-
portamentoseapresentardiscursosdecorados.”
A analista do SESI ressalta que, para saber se realmente
um valor está introjetado ou não, o ideal é ter uma dinâ-
mica que não faça correlação direta com o tema; assim,
os participantes agem de forma natural. “Em situações
inesperadas e de brincadeiras, a pessoa tende a semos-
trar genuinamente comoé”, afirmaLuciana. “Nasequipes
conseguimosobservarseexisteunião, seestãoacostuma-
dos a trabalhar emequipe, discutir respeitosamenteede-
senvolver soluções conjuntamente. Tudo issoéobservado
comaaplicaçãodasdinâmicas. Os fatosqueocorremnas
dinâmicas sãousados para checar seos valores estão in-
trojetadosnocomportamentodoscompetidores”, ressalta.
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