REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Março/15 - page 39

CASODESUCESSO
39
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CATEGORIASDEAVALIAÇÃO
OTorneiodeRobóticanãoéapenasumacompetição.Esse
programaenvolveum longoprocessodeaprendizagemque
culminanasavaliaçõesfinais feitasnos torneios.Emborao
quefiquemaisvisívelparaopúblicosejaacompetiçãodos
robôs, osalunos inscritosnoTorneio temumano inteirode
estudos, durante o qual precisam desenvolver competên-
ciasparaasquatroprovasdacompetição.
A especialista do SESI Cristina Elsner de Faria explica
queaavaliaçãodosestudantes “proporcionao reconhe-
cimento técnico para o trabalho que foi desenvolvido
pela equipe”. Ainda de acordo com ela, “o aluno quer
ser avaliado. Eleentrana salaansiosopelodialogo téc-
nico com o juiz, que vai dizer se a equipe está no cami-
nho certoeemquais aspectosdevemelhorar”.
A prova de design de robô consiste na criação e progra-
maçãode robôsautônomosatravésda tecnologiaLEGO
®
Mindstorms
®
. Esses robôs, na arena de competidores,
devemcumprirdezenovemissõesemumamesadecom-
petição, ematé2’30’’.
A prova de pesquisa deve ser realizada a partir de um
temadaatualidadeedeproblemasdomundo real. Para
aTemporada2014/2015, o temaéWorldClass, emque
as equipes participantes foram desafiadas a elaborar
projetos e propor soluções sobre como desenvolver co-
nhecimentosehabilidadesparaoséculoXXI.Então, solu-
ções inovadoras são criadas, experimentadas e compar-
tilhadas durante o Torneio deRobótica. Algumas dessas
soluções inclusive chegam ao mercado como um novo
produtoouumametodologia inovadora.
EDUCAÇÃ
1...,29,30,31,32,33,34,35,36,37,38 40,41,42,43,44,45,46,47,48,49,...65
Powered by FlippingBook