REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Março/15 - page 32

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CURSOSADEQUAD
2013
•Operador demicro
•Montador eRepara
demicrocomputador
•Mecânicode
manutençãode
motocicletas
•Mecânicode
manutençãodemotor
CicloOtto
©SYNTIKA/ISTOCKPHOTO
AdequaçãoparaPcDs
As funções e subfunções predeterminadas pelomerca-
do de trabalho são percebidas por meio dos Itinerários
Formativos Nacionais. Adriana Barufaldi, coordenadora
doPSAI, explicaqueoprincípioparaaadequaçãoéana-
lisar os Itinerários, que olham para as pessoas de uma
forma global eestabelecemumabasenacional comum
para a oferta formativa dos Departamentos Nacionais.
“Nós do PSAI procuramos identificar quais as acessibi-
lidades eapoios necessários em cada oferta formativa.
Identificamos se ela precisa se diferenciar no currículo,
na acessibilidade, na avaliação ou na certificação, por
exemplo”, explicaa coordenadora.
O Programa SENAI de Ações Inclusivas procura identifi-
car essas acessibilidades necessárias buscando a per-
manênciaeo sucessodaPcDnos cursos. “Procuramos
analisar se o currículo estruturado para a educação
profissional pelo Itinerário Formativo está adequado,
considerandoasespecificidadeseaspeculiaridadesde
cadasujeito”, contaAdriana, dizendoque,muitasvezes,
percebeu-se que os currículos não atendiam da forma
comoestavam formulados.
A primeira ação, então, foi, com o apoio dos departa-
mentos regionais em grupos de trabalho (GT), fazer os
processos de adequação curricular, aplicando os prin-
cípios de flexibilização e temporalidade previstos na le-
gislação vigente, dentre outros. “Dentro desse escopo,
fazemosadequaçãode livrosdidáticos, deavaliação, de
certificação; dos ambientes, das situações de aprendi-
zagem, de laboratórios, entre outras”, descreve a coor-
1...,22,23,24,25,26,27,28,29,30,31 33,34,35,36,37,38,39,40,41,42,...65
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