CASODESUCESSO
9
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ
NoatualprojetocurriculardosistemadeensinoSESI,adis-
ciplinaAtualidadescumprea funçãoestratégicadepromo-
veraarticulaçãoentreasváriasáreasedisciplinas.Noen-
tanto, é sempre oportuno enfatizar que o prisma formado
pelo recorteepeloolharespecíficodecadaumadasáreas
oudisciplinasqueserelacionamao temaabordadoéoque
possibilitaseuefetivoaprofundamentoesistematização.
O intento da disciplina Atualidades é a apropriação de co-
nhecimentosignificativopeloestudante. Aaprendizagemé
compreendida não como simples repasse de informação,
mas como construção que não ocorre na passividade do
sujeito, e sim em seu envolvimento com os conteúdos e
suaparticipaçãoativaempesquisaseaçõespropostas.
AdisciplinaOficinasTecnológicas, aocomporapartediver-
sificadadocurrículonoProgramaEscolaSESI paraoMun-
do do Trabalho, mantém consonância com as diretrizes
geraisdaeducaçãobásica. Tal fato seevidencia, demodo
especial, seconsideradaaorientaçãoexpressaoartigo39
daLeideDiretrizeseBasesdaEducaçãoNacional (LDBEN)
9.394. “A educação profissional e tecnológica, no cumpri-