REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO AGOSTO/14 - page 70

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Nessa corrente de aproximação inicial
com o “chão de fábrica”, além de todos
os equipamentos disponibilizados nos
laboratórios e oficinas do SENAI, outra
identificação dos estudos se refere à
necessidade de disponibilizar kits didá-
ticos, com equipamentos e instrumen-
tos não tão robustos comoaqueles utili-
zadosna indústria,masquepermitama
simulação virtual e física do que ocorre
numa linha industrial.
Assim, a robótica educacional surge
como reflexodessanecessidadee como
um projeto pelo qual o SENAI disponi-
biliza kits didáticos com componentes
queabrangemboapartedos sensorese
atuadoresutilizadosnas fábricas, como,
por exemplo, aqueles relacionados àde-
tecçãodemovimentosemesteiras, tem-
peratura, iluminação, som e infraverme-
lho etc. “Temos, então, a possibilidade
de oferecer uma primeira aproximação
dos alunos com a automação, a meca-
trônica, a montagem de séries indus-
triais, a programação de controladores
lógicos, entre outros”, diz Bruno.
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