REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO AGOSTO/14 - page 69

CASODESUCESSO
69
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Nesse projeto de realidade aumentada, o
alunopassaacontarcomumaplicativoque
disponibiliza diversos tipos de objetos de
aprendizagem, como, por exemplo, simula-
dores, atravésda teladocelular, apartirde
umcontexto formativoprevistoemdetermi-
nada seção do livro didático. “O estudante
apontaacâmeradocelularparaodesenho
queestáno livroevêumaanimaçãodoob-
jeto,ou temapossibilidadede interagircom
ele, ativando funções e verificando as con-
sequências. Quando ele ativa o aplicativo
e acessa um objeto, a sensação é de que
está tudo junto, o material multimídia e o
meio físico”, explicaBruno.Comesseproje-
to, existe todaumapossibilidadede intera-
çãoemovimentodeummaterial estanque,
queéocasodo livro.
A aproximação com a realidade também
pode ser encontrada nos simuladores de-
senvolvidospeloSENAI. Centenasdeleses-
tãosendodisponibilizadosna internet para
queoaluno tenhaumprimeirocontatocom
equipamentos e instrumentos que encon-
traránoseudiaadiade trabalhona indús-
tria. “Os estudantes chegam aos equipa-
mentos reaismaisbempreparadosparaas
situações da vida real”, explica Bruno. Se-
gundo ele, esse projeto também dá a pos-
sibilidadedediminuir osproblemasdedis-
tância, tempoeespaços físicos, bemcomo
alcançarumaescalamuitomaiordeaproxi-
maçãocomacompetênciadeoperaçãode
equipamentose instrumentos industriais.
TECNOL GIAE INOVAÇÃ
©GREYFEBRUARY/ISTOCKPHOTO
1...,59,60,61,62,63,64,65,66,67,68 70,71,72,73,74,75,76,77,78,79,...81
Powered by FlippingBook