10
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
mentodos objetivosdaeducaçãonacional, integra-seaos
diferentes níveis emodalidades de educação e às dimen-
sõesdo trabalho, daciênciaeda tecnologia.”
AdisciplinaOficinas Tecnológicasdefinede forma claraas
possibilidades de uma educação que privilegia atividades
queaproximemaeducação formal dasdemandaseavan-
ços tecnológicos, fundamentais para o desenvolvimento
dehabilidadesnecessáriasaos indivíduosnonovomundo
do trabalho. Aindaqueasoficinasnão tenhamporobjetivo
oferecer uma profissionalização, é evidente a articulação
destas no sentido de propiciar aos estudantes o contato
com tecnologias avançadas, como o computador e a im-
pressora 3D, e também commáquinas e equipamentos
mais simples, integrando, assim, as dimensões do traba-
lho, daciênciaeda tecnologia.
ApropostaexpressanadisciplinaOficinas Tecnológicas
apontaparaumaaçãoeducativaqueconsideraoaluno
como sujeito do processo ensino-aprendizagem. Assim,
a disciplina está direcionada para o protagonismo juve-
nil e o desenvolvimento, pelos estudantes, de habilida-
©DR911/ISTOCKPHOTO