REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 53

CASODESUCESSO
53
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
ARTIG
*Psicopedagoga,mestrandaemGestãoEducacional
Na educação, estamos num processo de constante cons-
trução,desconstruçãoe reconstrução,e issose tornamais
evidentequandohádificuldadedeaprendizagem. Usando
as ideias apresentadas por Cunha (2008), devemos sem-
presemearasementeafetivadoaprendizado,poisemseu
tempoessa sementedará frutos, se verdadeiramenteafe-
tarmososnossosalunoscomoamoreoprazerdeeducar.
A educação do olhar do ensinante os faz ver e apreciar o
queveem.
Paraqueaeducaçãosejaumaação realmentepreventiva,
oaprendizdeve se sentir ouvido, entendido... Acreditamos
queéprimordial nãoperder de vistaaglobalidadedapes-
soa e que cada estudante está inserido em, pelomenos,
dois sistemas diferentes: a família e a escola, e estes de-
vem ter princípios comuns, para que possam favorecer a
formação integral dacriança.
Ao escolhermos os fios teóricos para tecermos a nossa
rede,nãodevemosnosesquecerdapirâmidedeclassifica-
çãodos desejos humanos, elaboradapelo psicólogoA. H.
Maslow,assimestabelecida (dabaseparao topo):necessi-
dadesfisiológicas; de segurança; deamor; deestimaede
autorrealização. O topodapirâmide fica comprometido se
as necessidades primeiras não são satisfeitas. Como de-
senvolver aautoestimaeautorrealização seapessoanão
ésegura,autônomaenemsesenteamada?Realizaraten-
dimentospsicopedagógicos como formadeatenuar ou re-
solverproblemas jágritantesresolveapenaspartedaques-
tão; no entanto, é necessário que se conheçam as reais
necessidadesaindanãosaciadas,para traçarumplanode
trabalho de valorização e sustentação da autoestima. Só
assim, na escolha de fios fortes e flexíveis, construiremos
redesqueviabilizemaacolhidadepessoashumanas.
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55
Powered by FlippingBook