REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 51

CASODESUCESSO
51
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
ARTIG
Com o avanço da tecnologia e os múltiplos estímulos
a que as crianças estão sujeitas, elas se tornammais
exigentes naquestãodo saber e expressam essedese-
jo através de atitudes demonstradas frente a situações
estimulantes, que lhes causamprazer imediato. Aí está
onossodesafio: oprazer imediato!
O ensino formal, representado pela escola, tornou-se
algoquedáprazerem longoprazo,masacriançaé ime-
diatista. A relação de afetividade que deve existir entre
oensinanteeoaprendentedeveser real; nodesenrolar
dos fios escolhidos, teceremos redes que sejam fortes
o suficiente para pescarmos homens... É bom lembrar
que nem sempre o ensinante é o professor, ele por ve-
zes éoaprendente.
Hoje pode existir uma instrução que não privilegie as
questões éticas da vida; que não valorize as significa-
ções do social, porém entendemos que uma educação
que formae informadevepartirdaspossibilidades reais
não só do educando, como também do educador, favo-
recendo assim as vocações de aprendizagem e ensina-
mento, canalizando energias disponíveis. Entendemos
que somente a qualidade da educação pode garantir
sua eficáciapreventiva, objetivo quebuscamos quando
nospropomosa intervirpedagogicamentenasdificulda-
desdaconstruçãodoconhecimento, explorandonãosó
os aspectos cognitivos, mas também os emocionais e
psicológicos.
©KAMELEON007/ISTOCKPHOTO
1...,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50 52,53,54,55
Powered by FlippingBook