Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 2 | nº 19 | Fevereiro 2018

FEVEREIRO 2018 INDÚSTRIA BRASILEIRA 45 44 INDÚSTRIA BRASILEIRA FEVEREIRO 2018 SESI/SENAI/IEL SENAI USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRAÇAR PERFIL DE SEUS DOCENTES FERRAMENTA DIGITAL É CAPAZ DE DIAGNOSTICAR PERFIL SOCIOEMOCIONAL DOS PROFESSORES. PRECISÃO DOS RESULTADOS É SUPERIOR A 95% D e forma pioneira, o Serviço Na- cional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aplicou a inteligência ar- tificial a serviço da Educação Profissio- nal. Por meio do sistema computacional mais avançado e conhecido atualmen- te – o IBM Watson – foi feito um ma- peamento do perfil socioemocional dos docentes do SENAI. O objetivo é forne- cer insumos para o alinhamento da for- mação profissional às demandas da in- dústria 4.0, que requer cada vez mais o desenvolvimento de competências socio- emocionais específicas para adequação qualificada do profissional ao mercado de trabalho. A iniciativa mostra a preo- cupação do SENAI em prover ferramen- tas e técnicas inovadoras de suporte ao ensino que possibilitem maior qualidade à Educação Profissional. O nível de con- fiabilidade da pesquisa é de 95%. O IBM Watson é um sistema com- putacional cognitivo que, literalmente, “aprende” como os seres humanos. Ele aplica, de forma totalmente automatiza- da, uma teoria testada em áreas como Psicologia e Marketing, onde se identi- ficou que a linguagem humana reflete a personalidade de cada um dentro de as- pectos como estilo, conexões sociais e estados emocionais. A frequência com a qual usamos certas categorias de pala- vras, por exemplo, pode fornecer pistas para essas características. Alguns pes- quisadores descobriram que as variações no uso da palavra em textos como blo- gs , ensaios e tweets pode prever aspec- tos da personalidade. Com essa capaci- dade de análise desenvolvida pelo IBM Watson , os potenciais de aplicação são ilimitados para diversos campos do co- nhecimento, desde a indústria até a edu- cação. Diversas aplicações são deriva- das desse sistema, entre elas o Persona (ou Personality Insights ), que foi utiliza- da no projeto realizado pelo SENAI com seus professores. Nessa experiência, participaram 2.155 docentes de 21 Departamentos Regionais, e o resultado foi um detalha- do perfil socioemocional, estratificado para 10 cursos técnicos de maior oferta pelo SENAI, além do perfil nacional e de perfis de sete Departamentos Regionais. O Persona , aplicado no caso do SENAI, analisou informações não estruturadas provenientes da coleta de textos pesso- ais produzidos pelos docentes por meio dos questionários respondidos durante a aplicação das provas do Sistema de Ava- liação da Educação Profissional (SAEP), em setembro de 2017. A ferramenta identificou perfis de grupos e também perfis individuais de todos que participaram da experiência. Esses perfis resultaram no mapeamen- to de três grandes grupos de caracterís- ticas psicológicas: Big Five (capacidades socioemocionais), necessidades básicas do ser humano e valores básicos de cada um de nós. Importante salientar, no entanto, que o destaque dessa ferramenta não está apenas em definir o perfil do edu- cador, mas, principalmente, em possibi- litar a aplicação dos resultados em ou- tras ações, tais como formar melhor os docentes, atualizar os currículos e ava- liar o desenvolvimento das capacidades socioemocionais pelos estudantes. Trata-se de uma solução de alta re- levância no sentido de ser um primei- ro passo na utilização dos potenciais da inteligência artificial, ou melhor, da inteligência cognitiva na Educação Profissional. “Diversas áreas do conhecimento já estão se beneficiando dessas soluções como ferramenta para aprimoramento de produtos e serviços e os potenciais para a educação são evidentes tanto em processos estruturantes como no dese- nho dos cursos como solução para auxi- liar o professor na prática pedagógica”, afirma o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Fe- lipe Morgado. Para ele, “o benefício do uso de uma ferramenta tecnológica é o rápido ganho de escala, a agilidade na ope- racionalização do processo e os cus- tos reduzidos na adoção de sistemas informatizados”. Os resultados apontaram um incre- mento da qualidade da Educação Pro- fissional, bem como sinalizaram um im- pacto social positivo no sentido dos resultados individuais dos docentes que A aplicação da inteligência artificial se adequa às necessidades do setor produtivo industrial IN IA ILEI FEVE EIR 2018 FEVEREIRO 2018 IN IA IL I

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