Nesta edição, estamos falando
sobre saúde e boa forma. E uma
das questões que sempre aparecem
quando tocamos nesse assunto é
o da obesidade. Obesidade é um
excesso de reservas de gordura
no corpo, que pode causar vários
problemas de saúde. Manter um
bom equilíbrio entre a alimentação
e a atividade física é importante
para se evitar a obesidade, ou seja:
comer de forma saudável e não
ficar o tempo todo parado, para
ficar na medida certa.
Uma das formas de detectar a
obesidade é avaliar o Índice de
Massa Corporal (IMC). Esse índice
é uma proporção entre o peso e a
altura das pessoas
que indica se elas
têm sobrepeso
ou estão obesas.
Você sabe como
se calcula o IMC?
O primeiro passo é multiplicar sua
altura (em metros) por ela mesma.
Por exemplo: 1,50 x 1,50 = 2,25.
O segundo passo é dividir o seu
peso (em kg) pelo valor dessa mul-
tiplicação. No nosso exemplo, se
seu peso for 50 kg, o seu IMC será
calculado assim:
50
IMC = ___ = 22,2
2,25
Por fim, compare seu IMC com
a tabela abaixo. Essa tabela é ade-
quada para crianças (adultos usam
outra tabela):
IMC
Classificação
< 18,5
Abaixo do peso
18,6 - 24,9
Saudável
25 - 29,9 Peso em excesso
30 - 34,9 Obesidade Grau 1
35 - 39,9 Obesidade Grau 2
(severa)
>39,9
Obesidade Grau 3
(mórbida)
29
O tema é!
Índice de
Massa Corporal
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
Um espaço aberto e giz para
marcar o chão.
É possível brincar até com seis
pessoas, mas a brincadeira fica
mais divertida mesmo quando
brincam oito ou mais.
COMO BRINCAR
Para começar, é preciso
desenhar no chão duas linhas
paralelas com bastante distância
entre uma e outra, pelo menos 8
metros. Depois de feitos os prepa-
rativos do local, é preciso dividir
as pessoas em duas equipes. Cada
equipe deve ficar atrás de uma
das linhas. Todos devem ficar um
ao lado do outro, com a palma da
mão estendida e o cotovelo
dobrado na altura da cintura.
Um representante de
uma das equipes vai até a equipe
adversária. Ele deve passar de
um em um batendo levemente
nas mãos estendidas; a qualquer
momento, ele deve dar um toque
com mais força e, ao mesmo
tempo, gritar: “Bate Manteiga”.
Ao dizer a frase, ele deve correr
de volta à sua equipe e quem foi
tocado com mais força corre atrás.
Se ele conseguir pegá-lo antes de
o outro atravessar a linha branca,
este passa a integrar a equipe
adversária. Se não conseguir,
será a vez de bater nas mãos dos
adversários.
Vence o time que, no fim, tiver
maior número de jogadores.
28
Bate
Manteiga
1...,8-9,10-11,12-13,14-15,16-17,18-19,20-21,22-23,24-25,26-27 30-31,32-33,34-35,36