ESCOLA
É muito bom voltar às aulas e
saber das várias novidades. O mate-
rial escolar novo, pronto para servir
aos seus estudos. Os novos colegas
de classe e os novos professores. E
muitas vezes, mesmo que a gente
não repare, a escola também está
renovada. Pode ser uma pintura
nova nas paredes, quadros ou
carteiras novas. Sempre aparece
algo de novo na nossa velha escola
quando voltamos das férias.
Já pensou que chato se fosse
sempre tudo igual? Pior ainda: já
pensou que chato se fosse tudo
cada vez mais feio? Se os móveis
fossem quebrando, o material se
desgastando, a pintura sujando,
sem nada ser restaurado? Com
certeza, de ano a ano seria mais e
mais desagradável estudar numa
escola assim.
Agora, imagine algo ainda pior
do que tudo isso: e se os próprios
alunos e professores piorassem
a escola de propósito? Parece absur-
do, mas é isso que acontece quando
se joga lixo no chão, quando se
escreve nas paredes ou carteiras,
quando se fazem mil coisas das que
são feitas todos os anos. Um mundo
mais bem cuidado também depende
de escolas mais bem cuidadas.
Fique ligado a tudo que é feito
para que ninguém detone com a
sua escola. Quanto mais dinheiro
for gasto para consertá-la, menos
dinheiro haverá para adquirir livros
para a biblioteca, material para os
professores e outras novidades.
Então, vamos cuidar das nossas
escolas?
29
O tema é!
CUIDE DA
SUA ESCOLA
OBJETIVO
Você e seu amigo vão disputar
para ver quem será o dono de um
grupo de dez camelos que ambos
vão juntar. Cada jogador vai colocar
no jogo um certo número de came-
los. Mas o dono dos camelos será
aquele jogador que colocar o décimo
camelo em jogo.
Este jogo é muito
interessante e exige um bom
raciocínio matemático. "Os
dez camelos" é jogado por
dois jogadores. Você só vai
precisar de alguns objetos para
representar os camelos. Podem
ser pedrinhas, feijões, moedas ou
palitos de fósforo.
COMO JOGAR
Cada jogador pode escolher
entre um e quatro camelos para
começar. Depois, o adversário
também deverá fazer a mesma
coisa, colocando de um a quatro
camelos. Os objetos ou os camelos
podem ser colocados em qualquer
superfície: chão, mesa, etc. A
rodada acaba quando dez camelos
estão em jogo. E o jogador que co-
locou o décimo camelo é declarado
o dono dos camelos, vencendo a
rodada.
BOCÃO, EU
ACHO QUE VOCÊ
NÃO ENTENDEU A
BRINCADEIRA!
28
Os dez camelos
1...,8-9,10-11,12-13,14-15,16-17,18-19,20-21,22-23,24-25,26-27 30-31,32-33,34-35,36