Áreas de atuação

1. Educação profissional

O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Desde sua criação, em 1942, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria.

O SENAI está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros e oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica. Alunos do SENAI conquistaram o primeiro e o segundo lugares na maior competição de profissões técnicas do planeta, a WorldSkills, em 2015 e 2017, respectivamente. Isso comprova que o SENAI prepara trabalhadores altamente qualificados, no patamar das nações mais industrializadas.

O SENAI também apoia o desenvolvimento da educação profissional em outros países, contribuindo para a criação e manutenção de centros de formação em Angola, Cabo Verde, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Peru, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Haiti.

2. Inovação e tecnologia

Para ajudar a indústria a inovar e ser mais competitiva, o SENAI tem 26 Institutos de Inovação, que trabalham com pesquisa aplicada para o desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas.

Os Institutos SENAI de Inovação já entregaram mais de 320 projetos, incluindo o FLATFISH, robô-submarino que faz inspeções de petróleo em águas profundas. Mais de 300 projetos estão em andamento, com um volume total de recursos de cerca de R$ 700 milhões.

O SENAI também conta com 58 Institutos de Tecnologia, que prestam serviços técnicos para aumentar a produtividade das empresas, garantir a qualidade de produtos e garantir a conformação com normas nacionais e internacionais. Cada instituto atende a setores específicos, de acordo com as características regionais de cada indústria.