Page 215 - agenda_legislativa_ind_2008

Basic HTML Version

I n f ra-Es t r u t u ra Soc i a l
215
Para promover desenvolvimento econômico e social, o sistema educacional bra-
sileiro precisa desenvolver competências adequadas às necessidades do setor
produtivo e incentivar o empreendedorismo e a criatividade.
O sistema educacional público, mesmo com a vinculação de receitas, não aten-
de a demanda de forma satisfatória, transferindo às empresas a responsabilida-
de de fornecer não apenas o treinamento específico, mas também de prover
educação fundamental.
É necessário o aperfeiçoamento qualitativo, baseado em padrões internacio-
nais, em todos os níveis de ensino, por meio de gestão de qualidade em âmbito
nacional, que assegure melhoria de infra-estrutura, recursos didáticos, forma-
ção e remuneração de professores.
Na
educação básica
, é preciso aumentar o percentual de trabalhadores com
nívelmédio e fomentar a inclusão digital.
A
educação profissional e tecnológica
no ensino médio, na graduação e na
pós-graduação, bem como a cultura empreendedora devem ser sempre esti-
muladas.
Por último,
o ensino superior
deve atender às novas exigências da economia do
conhecimento, com políticas de:
• reorientação dos conteúdos acadêmicos para a utilização prática de conhe-
cimentos teóricos, facilitando a contratação de profissionais formados;
• estímulo à interação universidade-empresa, especialmente quanto à pesqui-
sa colaborativa;
Educação
APERFEIÇOAR QUALITATIVAMENTE TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO,
ADAPTANDO-OS ÀS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE E DO SETOR PRODUTIVO