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I n f ra-Es t r u t u ra Soc i a l
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A responsabilidade social corporativa reflete o reconhecimento de que as em-
presas e seus negócios têm grande potencial para contribuir para o desenvolvi-
mento econômico sustentável.
A cultura da responsabilidade social tem sido incorporada às estratégias empre-
sariais: empresas reforçam seu compromisso com a ética e a transparência e se
empenham no aperfeiçoamento das relações com colaboradores, fornecedo-
res, consumidores, investidores, comunidade, governo e meio ambiente.
A imposição de mecanismos de controle, a exemplo do balanço social obriga-
tório, desvirtua o caráter voluntário do processo, além de gerar mais burocracia
e mais custos para as empresas sem que haja um ganho real para a sociedade.
Por isso, a imposição legal deve ser combatida.
A responsabilidade social deve estar vinculada ao próprio interesse da empresa,
motivando-a a utilizar ações sociais para a melhoria da produtividade e eficiên-
cia de seus trabalhadores, além de promover o reconhecimento de seus serviços
e produtos.
PL 32/1999 do deputado Paulo Rocha (PT/PA), que “Cria o balanço social
para as empresas que menciona e dá outras providências”.
FOCO: Obrigatoriedade de divulgação do balanço social das empresas.
O QUE É
Obriga empresas privadas que tiverem 100 empregados ou mais, empresas
públicas, sociedades de economia mista e concessionárias de serviços públi-
Responsabi l idade soc ial
AS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SÃO VOLUNTÁRIAS
E EXPRESSAM O DESEJO DAS EMPRESAS DE IR ALÉM DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS
32/1999
PL