Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 31 | Março 2019

socioemocionais, como a capacidade de co- laborar em equipe, a criatividade e o em- preendedorismo. Essas características se- rão relevantes no mercado de trabalho por causa da evolução constante na sociedade do conhecimento e na forma de executar as funções nas organizações. Atualmente, as estruturas empresa- riais são menos verticalizadas e mais fle- xíveis. No entanto, o trabalho em coope- ração continuará sendo essencial para que sejam obtidos ganhos de produtividade e eficiência. Virtudes como ética, criativida- de, imaginação, colaboração e capacidade analítica nunca poderão ser substituídas. Além disso, a formação técnica será cada vez mais interdisciplinar, incluindo vários campos do conhecimento. A qualificação profissional será um dos elementos essenciais para o desenvolvi- mento pessoal, tecnológico e econômico. Mesmo com os mecanismos virtuais de úl- tima geração, que demandam menos in- tervenção humana direta, as pessoas con- tinuarão exercendo papel fundamental na produção. Sem trabalhadores capacitados, computadores perdem muito do seu po- tencial. Ademais, nem tudo pode ser re- solvido por cérebros artificiais. O Brasil precisa enfatizar um sistema educacional capaz de oferecer conteúdo acadêmico regular e, ao mesmo tempo, preparar os alunos para o novo mundo do trabalho. O ensino técnico é uma das me- lhores respostas aos desafios da quarta re- volução industrial. Por isso mesmo, países desenvolvidos e os emergentes mais bem- -sucedidos têm valorizado a educação pro- fissional, nos últimos anos, por meio de investimentos públicos e privados. As inovações resultantes da revolução tecnológica digital impõem grandes de- safios, mas também descortinam ótimas oportunidades. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), as federações das in- dústrias estaduais, o SENAI, o Serviço So- cial da Indústria (SESI) e o Instituto Euval- do Lodi (IEL) têm se mantido atentos a esse relevante tema, investindo cada vez mais na qualificação profissional dos nossos jo- vens e estimulando o espírito inovador das empresas. Trabalhamos pelo Brasil. ■ 7 Revista Indústria Brasileira

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