Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 31 | Março 2019

Engenheiros 4.0 ESCOLAS DE ENGENHARIA NO BRASIL TERÃO NOVOS CURRÍCULOS QUE IRÃO PRIVILEGIAR O APRENDIZADO BASEADO EM PROJETOS E NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS VEM aí uma nova geração de engenheiros. Nos próximos anos, es- ses profissionias deverão ser ainda mais versáteis, empreendedo- res e orientados à solução de problemas. Ao menos essa é a inten- ção das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de engenharia, aprovada no final de janeiro pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Em discussão havia cerca de dois anos, as mu- danças foram incentivadas por diversas entidades, entre elas a Con- federação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Vanderli Fava de Oliveira, “os cursos de en- genharia, de uma maneira geral, estão precisando de uma atuali- zação nos seus processos pedagógicos”. Essa necessidade vem, em boa parte, das mudanças trazidas pela indústria 4.0 e por tecnolo- gias disruptivas. “Este é o momento próprio para formar engenhei- ros que possam dar conta do novo”, sintetiza Oliveira, que também é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 19 Revista Indústria Brasileira

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