Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO - page 73

CASODESUCESSO
73
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ PROFISSIONAL
SegundoElizângelaFarias, analistadeEducaçãodaUnida-
dedeDesenvolvimentoemEducaçãoTécnicaeTecnológica
(Unetec),os ItineráriosFormativosNacionaissãomarcosde
referência de padrão de qualidade e otimização da oferta
formativa, e o SENAI/MT adotou a proposta de padroniza-
çãodesde2012. “AUnidade, agora, está implementandoo
portfóliodos itinerários formativos, aguardando somentea
revisãodosperfisprofissionaisedesenhoscurricularespelo
SENAI/DNparaatualizaçãodaofertadecursos”, conta.
Regionalmente, o SENAI/MT desempenha toda a ação de
construção de itinerários formativos em demanda específi-
cadosdiversossegmentosda indústriaentreoutrossetores,
comoéocasodeManutençãodeVeículosPesados. Foram
reunidasdiversasmarcasde fabricantesparaadequar, por
meiodeComitêTécnicoSetorial,aoferta formativadoTécni-
coemManutençãoAutomotiva,mapeandotodaa funçãodo
perfilprofissional, istoé, competênciasehabilidadesdopro-
fissional,comvistasaoseudesempenhonosetorprodutivo.
Elizângeladizqueainstituiçãotambémtrabalhacomaoferta
deCursosTecnólogos,apesardaespecificidadedalegislação
doensinosuperior.“Aconstruçãodos itineráriosformativosé
realizadapormeiodeComitêsTécnicosSetoriais; aanálise
doperfilprofissionalparaestruturaçãododesenhocurricular
é feitopeloNúcleodeDocenteEstruturantedoCurso, que,
juntamentecomaEquipePedagógicadoDepartamentoRe-
gional, utiliza todoocontexto funcional doperfil profissional
levantadopeloCTSparamapear abase tecnológicado co-
nhecimento,bemcomoascapacidades fundamentais (bási-
cas) eas capacidades técnicase científicasqueesseperfil
deegressodoensinosuperiordeverádesenvolverduranteo
processodeensinoeaprendizagem”, conclui.
1...,63,64,65,66,67,68,69,70,71,72 74,75,76,77,78,79,80,81,82,83,...85
Powered by FlippingBook