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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
NÍVEL DE APROPRIAÇÃO
O SENAI, seguindo a tendência mundial, vem, desde
1999, construindo um conjunto de métodos capazes de
orientar um modelo de formação profissional com base
no desenvolvimento de competências. Esse processo tem
sido desenvolvido e aprimorado ao longo do tempo. Em
2002 houve a primeira publicação dos documentos me-
todológicos, inicialmente, em quatro volumes, que foram
ampliados para seis em 2006 e compilados em três em
2009.
Hoje, a Metodologia SENAI de Educação Profissional está
reunida em um único documento que descreve a trajetó-
ria a ser percorrida para a definição de um perfil profissio-
nal, para a elaboração de um desenho curricular e para
o desenvolvimento de uma prática pedagógica coerente
com o desenvolvimento de competências. Esses são os
três pilares de sustentação do modelo.
Para Maria Eliane Monteiro, especialista do SENAI, o mais
importante dessa trajetória histórica foi a constatação de
que a mudança de paradigma prevista em 2002 já é uma
realidade. Os dados levantados por uma pesquisa reali-
zada por especialistas externos comprovam que já está
consolidada a formação profissional baseada no desen-
volvimento de competências e que o SENAI está a poucos
passos de atingir todos os padrões de excelência estipula-
dos como meta.
Além disso, procurou-se relacionar variáveis que pudes-
sem melhor justificar a apropriação ou não da Metodolo-
gia. “Assim, o instrumento trouxe algumas variáveis biode-
mográficas e, no caso do docente, dois outros grupos de
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
COMPONENTE I:
COMPROMISSO COM A
PRÁTICA PEDAGÓGICA
ADEQUADADODOCENTE
E A APRENDIZAGEM
DO ALUNO
Componente 1.1:
congruência dos planos
de ensino dos docentes
com a MSEP
Componente 1.2:
compromisso com a
aprendizagem do aluno
por meio da diversificação
de estratégias de ensino
e eventos culturais
Componente 1.3:
capacitação dos
docentes na MSEP
Componente 1.4:
percepção do docente
como tendo se
apropriado da MSEP
COMPONE
PARTICIPAÇ
GESTÃO
ATIVIDADES
Component
participação n
da unidade
coordenan
processos sele
avaliação, org
e conduzindo
de pais e parti
da elaboraç
planos da Unida
e da gestão fi
Component
coordena
dos está
8,48
8,20
9,02
8,02
8,30
ENGAJAMENTO
Componente 1:
conhecimento e uso
da MSEP
Componente 2:
não uso da MSEP
Componente 3:
participação na gestão
pedagógica da UO
SUPOR
Compone
apoio peda
Compone
infraestr
Compone
valorização pr
DOCENTE – COMPO
7,25
8,46
3,90
7,20
ALUNO – COMPON
8,26
8,42
7,52
8,48
COMPONENTE I:
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PARA O ALUNO
Componente 1.1:
aprendizagem inovadora
Componente 1.2:
utilização de estratégias diversificadas
de aprendizagem
Componente 1.3:
incentivo ao aluno/desenvolvimento
da autonomia
©PETER BOOTH/ISTOCKPHOTO