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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

NÍVEL DE APROPRIAÇÃO

O SENAI, seguindo a tendência mundial, vem, desde

1999, construindo um conjunto de métodos capazes de

orientar um modelo de formação profissional com base

no desenvolvimento de competências. Esse processo tem

sido desenvolvido e aprimorado ao longo do tempo. Em

2002 houve a primeira publicação dos documentos me-

todológicos, inicialmente, em quatro volumes, que foram

ampliados para seis em 2006 e compilados em três em

2009.

Hoje, a Metodologia SENAI de Educação Profissional está

reunida em um único documento que descreve a trajetó-

ria a ser percorrida para a definição de um perfil profissio-

nal, para a elaboração de um desenho curricular e para

o desenvolvimento de uma prática pedagógica coerente

com o desenvolvimento de competências. Esses são os

três pilares de sustentação do modelo.

Para Maria Eliane Monteiro, especialista do SENAI, o mais

importante dessa trajetória histórica foi a constatação de

que a mudança de paradigma prevista em 2002 já é uma

realidade. Os dados levantados por uma pesquisa reali-

zada por especialistas externos comprovam que já está

consolidada a formação profissional baseada no desen-

volvimento de competências e que o SENAI está a poucos

passos de atingir todos os padrões de excelência estipula-

dos como meta.

Além disso, procurou-se relacionar variáveis que pudes-

sem melhor justificar a apropriação ou não da Metodolo-

gia. “Assim, o instrumento trouxe algumas variáveis biode-

mográficas e, no caso do docente, dois outros grupos de

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

COMPONENTE I:

COMPROMISSO COM A

PRÁTICA PEDAGÓGICA

ADEQUADADODOCENTE

E A APRENDIZAGEM

DO ALUNO

Componente 1.1:

congruência dos planos

de ensino dos docentes

com a MSEP

Componente 1.2:

compromisso com a

aprendizagem do aluno

por meio da diversificação

de estratégias de ensino

e eventos culturais

Componente 1.3:

capacitação dos

docentes na MSEP

Componente 1.4:

percepção do docente

como tendo se

apropriado da MSEP

COMPONE

PARTICIPAÇ

GESTÃO

ATIVIDADES

Component

participação n

da unidade

coordenan

processos sele

avaliação, org

e conduzindo

de pais e parti

da elaboraç

planos da Unida

e da gestão fi

Component

coordena

dos está

8,48

8,20

9,02

8,02

8,30

ENGAJAMENTO

Componente 1:

conhecimento e uso

da MSEP

Componente 2:

não uso da MSEP

Componente 3:

participação na gestão

pedagógica da UO

SUPOR

Compone

apoio peda

Compone

infraestr

Compone

valorização pr

DOCENTE – COMPO

7,25

8,46

3,90

7,20

ALUNO – COMPON

8,26

8,42

7,52

8,48

COMPONENTE I:

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

PARA O ALUNO

Componente 1.1:

aprendizagem inovadora

Componente 1.2:

utilização de estratégias diversificadas

de aprendizagem

Componente 1.3:

incentivo ao aluno/desenvolvimento

da autonomia

©PETER BOOTH/ISTOCKPHOTO