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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

ENTREVISTA

Como a tecnologia pode ser usada, em sala de aula,

para contribuir na melhora da educação brasileira?

Ainda não há nenhuma intervenção tecnológica, que

eu conheça, que tenha impacto comprovado sobre a

qualidade do ensino. Seu impacto está muito mais rela-

cionado ao marketing da escola do que à qualidade do

ensino. A melhor tecnologia em sala de aula ainda é o

cérebro do bom professor.

O que mais te chamou a atenção no modelo de

educação de Xangai?

Como eles conseguiram, engenhosamente, suprir os

problemas de falta de qualidade do ensino com quanti-

dade. O país ficou arrasado pela Revolução Cultural que

aconteceu de 1966 a 1976; as universidades e o Mi-

nistério da Educação passaram essa década fechados.

A China precisou construir um sistema educacional de

ponta sem ter gente qualificada para isso. Então, como

resolveram? Trabalhando muito, muito, muito. Criando

um sistema de acompanhamento permanente, tanto

de alunos quanto de professores. Criando um sistema

competitivo que obriga tanto o aluno quanto o professor

a se aperfeiçoarem constantemente. E hoje, de acordo

com o último Pisa, Xangai tem um nível de educação

que não apenas é do mesmo nível dos países desenvol-

vidos, mas muito melhor: é o melhor sistema educacio-

nal do mundo. Uma grande lição para o Brasil.