REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 9

CASODESUCESSO
9
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ
Metodologia
Apartir damontagemeprogramaçãodos robôs, oprofessor
deixadedar respostasprontasese tornaomediadordopro-
cesso em que o aluno vai em busca de suas próprias solu-
ções para os problemas apresentados. Neyara enfatiza que
é importante que o estudante aprenda esse conceito já na
escola, poisé issoqueocorrenomundoprofissional. “Anos-
sa vidaébasicamente isso. Somospostosem situaçõesem
que temosquebuscar soluções”, diz.
Paraencontrar respostas,oseducandosprecisamaplicarco-
nhecimentos de várias áreas do saber. AassessoradoSESI
tambémdestacaqueoProgramaenvolve,principalmente,os
conceitos teóricosda físicaedamatemática,masque, para
montar eprogramar os robôs, “osalunosacabamaplicando
osconteúdosvistosemoutrasmatérias.Elesassimilammui-
tomais aquestãoda leitura, da interpretação, por exemplo.
OProgramaabrange todoocontextodevidanaqual oaluno
está ingressando.”
A metodologia também engloba o lúdico, o criativo, dentro
da ferramentade aprendizagem. “O fatode o educandode-
senvolverumaatividadealiadaà realidadepermiteassimilar
anecessidadedeaprender aquele conteúdoe suautilidade
paraavida”, pontuaNeyara.
Para a assessora, a robótica vem despertando nos alunos
a vontade de aprender. “O estudante acaba tomando gosto
peloprojeto, formasuaequipeese inscreveemcompetições,
comooTorneiodeRobótica”, conclui, dizendoque, em2014,
oprogramadesenvolvidonaRedeSESIatendeua89.834alu-
nos do ensino fundamental – divididos em 25 estados – e
44.512alunosdoensinomédio–divididosem27estados.
©
PXHIDALGO/ISTOCKPHOTO
1,2,3,4,5,6,7,8 10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,...67
Powered by FlippingBook