REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 63

CASODESUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
ado de três anos do
orme documento do
desafio é o acompa-
ade dos instrumen-
liação. Passaram-se
ntação do Sinaes. A
dos instrumentos de
reflexão e discussão
as, articulação com
deAvaliaçãodaEdu-
es), o Conselho Na-
CNE), as Secretarias
tribui para o aprimo-
É, portanto, um pro-
prevê a realização
ção para analisar a
cade avaliação com
cípios do Sinaes.
os os resultados?
aliações in loco são
anualmente no sis-
ultados do Enade e
ualidade de cada ci-
lizados anualmente.
titui em informação
ns de orientação às
tica da importância
o de os estudantes,
, poderem escolher
o em um curso que
ENTR VI TA
Como as IES estão contribuindo para
o aprimoramento das ferramentas de
avaliação?
O Ineptrabalhaemconjuntocomtodasas IES.
As comissõesdo Inep são compostaspor do-
centesdas IESquesãoavaliadoresdoBanco
Nacional deAvaliadoresdoSinaes (BASis),do
CadastrodeElaboradoreseRevisoresde Itens
daEducaçãoSuperior (Ceres) paraaconstru-
çãodoBancoNacional de ItensdaEducação
Superior (BNI).Háamplaparticipaçãodas IES
nesse processo. E justamente por meio do
diálogo é que os instrumentos de avaliação
do Sinaes vão sendo aprimorados. Toda IES
deve ter padrão de referência de qualidade,
ou seja, umdesenvolvimento satisfatório, ca-
paz deexpressar oquantoaeducação supe-
rior temavançadonoPaís.
Essa participação émaior na pública,
na privada, ou é igual?
Sem dúvida, a representação maior está
na rede privada, que contém um percentu-
al maior de participação de IES, docentes
e matrículas de estudantes. O critério de
participação nas atividades de avaliação é
contemplado pela representação pública e
privada, assim como pelas diferentes orga-
nizaçõesacadêmicasedistribuição regional
do nosso País. Nomomento de construção
de instrumentosdeavaliação, todospartici-
pamdoprocessode igual forma.
1...,53,54,55,56,57,58,59,60,61,62 64,65,66,67
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