REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO NOVEMBRO/14 - page 33

33
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
Hoje em dia, é impossível não notar as transformações cli-
máticas, principalmenteemumpaís tropical comooBrasil.
Épor issoquemuitagente fazusode tecnologiaspara tentar
controlar umpoucoesses excessosde temperatura. Sendo
assim, refrigeração e climatização estão bem presentes no
nossodiaadia, eademandanomercadopor técnicosnes-
saáreaé forte. Antesdese tornarumprofissional, épreciso
estudarFluidos,Mecânica,Termodinâmica,Eletricidade,Ele-
trônicae tudoqueenvolveclimatizaçãoe refrigeração.
Nesseprograma,FelipeSolariexplicaquequemgostadeele-
trônica, medições emecânica, além de desafios e projetos,
tem o perfil para a profissão de técnico em Refrigeração e
Climatização.GessédoSacramento,especialistaemRefrige-
ração doSENAI daBahia, diz que o profissional dessa área
podeatuarem trêsvertentes:equipamentos residenciais,co-
merciaisou industriais.Elepode tambémserprojetista,atuar
namanutençãocomsupervisãoouplanejamentoe também
commontagem. “Éumprofissional completo”,afirma.
Oapresentador voltaaoSENAI Cimatec, emSalvador/BA, e
conversacomo instrutorFernandoLima,que faladascarac-
terísticas do curso técnico emRefrigeração eClimatização.
“Os alunos dessa área precisam ter aptidão para as áreas
exatas. Emalgumasdisciplinas, encontramosmatemáticae
físicaaplicadas”,explicao instrutor, ressaltandoque70%do
cursosãovoltadosparaaparteprática.
A aluna Ana de Almeida diz que os cursos técnicos promo-
vemumamelhor emais rápida inserçãonomercado. “Não
aprendemosapenasa teoria,mas tambémaprática, como
se estivéssemos realmente trabalhando na indústria”, afir-
ma. A aluna completa ainda que existem poucasmulheres
nas salas deauladeRefrigeraçãoeClimatização,mas que
nãohánadaqueelasnãopossam fazer. “O conhecimento,
tantoparahomensquantoparamulheres, éúnico”, conclui.
1...,23,24,25,26,27,28,29,30,31,32 34,35,36,37,38,39,40,41,42,43,...67
Powered by FlippingBook